1- Palestra – Foco no mercado para a cadeia do MEL

 

O evento COPA envolve um universo de oportunidades:

  • Gastronomia – produtos para culinária, a ser focado para restaurantes, que podem proporcionar negócios antes, durante e depois da COPA
  • Produtos – os turistas que viajarão pelo Brasil durante a COPA estarão interessados em produtos regionais e exóticos. O mel é um produto de grande potencial
  • Culinária – o mel pode ser vendido como matéria prima para diversos produtos industriais no segmento de alimentação
  • Outros produtos apícolas – produtos medicinais diversos terão também um mercado oportuno

 

Porem é preciso lembrar que se teremos cerca de 300mil estrangeiros durante o evento, os turistas brasileiros somarão mais de 6 milhões! O grande legado da COPA para a cadeia do mel é a transformação de um produto medicinal em em um produto alimentício no consumo interno.

Para explorar essas oportunidades, contudo, é preciso estruturar a produção. Não se faz comercialização sem VOLUME, PADRAO E FREQUENCIA. Isso significa melhorias individuais e organização coletiva.

Pauta:

  • Oportunidades de mercado e 9 grande problemas da cadeia do mel
  • O legado que a COPA 2014 pode proporcionar
  • Sobre o mel informal
  • Inovações no MEL
  • Merenda Escolar x CONAB
  • O consumidor esta satisfeito?
  • Cinco grandes conclusões

 


2- Palestra de Gestão de Projetos para gestores

Justificativa

Os projetos GEOR têm como grande desafio para o gestor visualizar uma relação efetiva entre o plano de ações e a maturidade do grupo envolvido. Em geral podemos ter problemas em todas as esferas dessa relação:

  • Erro de avaliação quanto à maturidade e comprometimento do grupo
  • Erro de diagnostico sobre prioridades e definição unilateral do plano de ações
  • Deficiências de capacitação do gestor para lidar com a gestão do projeto
  • Fixação de metas sem vínculo com a realidade atual ou deficiências na fixação de caminhos para alcançá-las

 

Sem que esses parâmetros estejam bem definidos o projeto tem grande risco de insucesso.

Conteúdo:

  • Por que um projeto da errado?
  • Soluções para os principais entraves na gestão do projeto
  • Segredos para reforço da adesão e aceleração de resultados
  • Táticas para gestão do projeto

Duração 2h


3- Palestra de Foco no Mercado

 

Justificativa

O publico alvo dos projetos precisa entender melhor quais os impactos da organização interna para acesso a mercado. Também é preciso entender que sem segurança de oferta não se constroi um plano de comercialização. Para a segurança de oferta são necessários 3 pilares:

  • Volume
  • Padrão
  • Freqüência

A palestra traz exemplos e esclarece sobre esses temas, facilitando o trabalho do gestor na fixação de objetivos e prioridades com o grupo.

Objetivos

Toda empresa tem mercado, porem, cada mercado é mais receptivo a um dado tipo de empresa. Aprender a explorar esses nichos de mercado e a aprender a trabalhar em conjunto soa os grandes objetivos dessa palestra.

Duração 2 horas


4- Curso – foco estratégico para projetos coletivos

 

O levantamento de necessidades de capacitação com os gestores de projeto apontou que há carências quanto a avaliação de uma estratégia de abordagem para um novo projeto. Muito tempo se passa ate que o gestor se sinta a vontade para começar a direcionar com mais objetividade seus esforços.

Como os ciclos de projeto são de 3 anos, esse tempo perdido torna-se muito importante.

Para auxiliá-lo desenvolvi o seguinte curso:

  • 10 erros em projetos coletivos
  • Comportamento em grupo – como desenhar uma estratégia especifica para o projeto
  • Agente integrador
  • 9 campos de investigação para plano de ações
  • 16 Erros do plano de ações em projetos coletivos
  • Modelos básicos de intervenção (serviços, agro, turismo, varejo, artesanato, indústria)
  • Exercício
  • Uso da Oficina de Planejamento Participativo para pactuar um plano de ações com seu público alvo

 

O curso tem 8 horas de duração.


5- Outras Palestras

 

  1. Palestra de foco no mercado para confecções
  2. Palestra de foco no mercado para leite
  3. Palestra de foco no mercado para orgânicos
  4. Palestra de foco no mercado para moveis
  5. Palestra de foco no mercado para peixe
  6. Palestra de foco no mercado para ovinos
  7. Palestra de foco no mercado para Salão de beleza
  8. Palestra de foco no mercado para Material de construção
  9. Palestra de foco no mercado para Reparação veicular
  10. Palestra de foco no mercado para Varejo
  11. Palestra de foco no mercado para Industria
  12. Palestra de foco no mercado para Artesanato
  13. Palestra de foco no mercado para Ovinos

 


Clinica de Inovação

Desenvolvida para grupos de empresarios que buscam diferenciar o negocio, a clinica ensina que inovação é para empresa de todos os portes. Ela diferencia as inovações em sustentadoras (que sao mais faceis de elaborar) e as disruptivas (que sao mais revolucionarias). O trabalho em grupo permite exercitar a ferramenta de inovação que depois pode ser replicada na empresa. Foi aplicada em projetos de Beleza, Saude e Material de Construção.


Gestao Comercial para lojas de materal de construção

Curso de 15hs que trata de : modelos de negocio, lay out, atendimento, gestao e inovação. Desenvolvido especialmente para esse segmento de varejo, o curso permite fornecer ferramentas para o empresario repensar seu modelo de negocios e ganhar competitividade. A metodologia pertence ao Sebrae MT.


Todos os direitos reservados - desenvolvimento: